Caminhos de Guaporé YoutubeTwitterFacebookOrkut
Cronologia Histórica de Guaporé: Acessar
Pesquisar:     Pesquisa Avançada
     
27/08: Atualização de Galeria: Política e Políticos.
Guaporé foi profundamente fiel aos seus antagonismos, seja na política partidária, no esporte ou na vida social, principalmente no período seguinte da redemocratização do país (entre 1950 e 1960), quando as frentes políticas bipartiram a população sob ideologias contrastantes, em todos os segmentos da comunidade, fazendo com que o povo assumisse um posicionamento definido – só assim se identificaria o cidadão no espaço das idéias. Confira!
Clique aqui
16/08: Atualização de Galeria: Em destaque o futebol de campo e futebol de salão.
Em Guaporé, o futebol sempre mobilizou grande número de pessoas. Esporte barato, que só necessitava uma bola de couro e duas metas de madeira, ou metal. Falando sempre do futebol de campo, porque o futsal e o futebol sete surgiram bem mais tarde, como uma ramificação do pioneiro futebol de 11 jogadores. Confira!
Clique aqui
05/08: Nova Galeria no Site: Revista Parla-Um veículo de desenvolvimento regional.
Uma revista não apenas integrante da história, ela foi a própria história. Confira!
Clique aqui
26/07: Nova Galeria no Site: Geada - Um espetáculo no Rigoroso Inverno da Serra.
Imagens da geada que cobre os campos nos dias mais frios de inverno.
Clique aqui
15/07: Nova Galeria no Site: Ferrovia do Trigo - A Obra do Século.
Esta galeria traz imagens do acervo particular de Samuel Teixeira, registradas durante a viagem inaugural da Ferrovia do trigo em 1978, ocasião em que a mesma foi inaugurada pelo Presidente do Brasil, Gal. Ernesto Geisel. Confira!
Clique aqui
05/07: Nova Galeria no Site: Projeto GuapoROCK - O rock da nossa terra.
O projeto GuapoRock teve início no começo de 2013, quando Ednei Genari expôs para Giovani Dal Mas um sonho que tinha há muito tempo: contar em CD, a história do rock guaporense. A ideia teve o apoio de empresários da cidade, que viabilizaram financeiramente o projeto, e as bandas aceitaram o desafio. Depois de mais de 1 ano de gravações, no RGA Studio, de Giovani, o CD foi lançado com uma super festa no Trip Bar, no dia 14 de junho de 2014. Confira!
Clique aqui
25/06: Nova Galeria no Site: Dona Dóca – Um Exemplo de Amor ao Próximo.
Dona Dóca foi parteira por 56 anos seguidos e tem registrado em seu caderno, 629 afiliados. Faleceu no dia 14 de maio de 1984, aos 85 anos de idade, deixando um legado de solidariedade e generosidade jamais esquecido pelos guaporenses. Confira!
Clique aqui
13/06: Nova Galeria no Site: Sol de Outono.
E só quando os raios do sol pincelam a paisagem de matizes envelhecidos, mas encantadores, é que nos fazemos serra acima, saboreando a brisa suave que dança por entre as folhas dos castanheiros e dos carvalhos. Gosto especialmente das suas tardes: o Outono vive mais o Sol que se põe. Confira imagens do outono pelas ruas de Guaporé.
Clique aqui
04/06: Nova Galeria no Site: Os primeiros veículos de transporte
Em 1919, a cidade ficara estupefata com o surgimento dos primeiros automóveis. Um Ford de bigode, de Primo Pandolfo e uma Barata, adquirida pela municipalidade, circulavam pelas ruas de Guaporé como que espaçonaves extraterrestres. Esta galeria é uma pequena mostra de alguns veículos utilizados para o transporte nos primeiros tempos de Guaporé.
Clique aqui
28/05: Nova Galeria: Cultura Italiana-Estamos perdendo nossa memória material.
Esta galeria traz algumas imagens colhidas em nossas andanças pelo interior, e também de alguns colaboradores, como forma de reflexão acerca da situação atual de nossa memória material. No que diz respeito à preservação física desses objetos, a situação é bastante preocupante. Restam pouquíssimas peças que ainda podem contar de forma material, um pouco de nossa história. Confira!
Clique aqui
21/05: Nova Galeria no Site: Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul.
O estado do Rio Grande do Sul, onde habitam cerca de três milhões de descendentes de italianos comemorou no dia 20 de Maio, os 139 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos. É uma data como o dia da etnia italiana que tem o seu sentido exatamente na medida em que consagra um processo histórico, ativando elementos culturais para manter a memória popular. Trata-se, em última análise, de algo que diz respeito essencialmente à formação e à educação de um povo. Confira!
Clique aqui
14/05: Atualização de Galeria: Assim Surgiu a Colônia Guaporé.
Os imigrantes italianos ocuparam a região da Serra estabelecendo as colônias imperiais de "Fundos de Nova Palmira" (Caxias do Sul), "Dona Isabel" (Bento Gonçalves) e "Conde d’Eu" (Garibaldi). A seguir, a ocupação desta região alastrou-se. Em 1884, fundaram-se Antônio Prado e Alfredo Chaves. Em 1892, o crescimento demográfico e a falta de terras fizeram com que imigrantes e descendentes – estes provenientes da imigração interna – ampliassem a área ocupada, fundando a “Colônia Guaporé". Confira!
Clique aqui
06/05: Atualização de Galeria: Praça Central Vespasiano Corrêa.
Adicionamos 24 novas fotos nesta galeria que narra a evolução paisagística da Praça Vespasiano Corrêa, cartão postal de Guaporé. No texto, incorporamos dados históricos sobre seu desenvolvimento arquitetônico, num período compreendido entre 1890, ano em que foi criada, até 1960. Confira!
Clique aqui
29/04: Nova Galeria no Site: Acervo Tribuna da Serra – 1986
Confira os principais acontecimentos em Guaporé no ano de 1986. Resgate histórico de fatos e fotos através de parceria realizada entre o Caminhos de Guaporé e o Jornal Tribuna da Serra.
Clique aqui
19/04: Nova Galeria no Site: 37ª Via Sacra ao Morro do Cristo.
A Via Sacra ao Morro do Cristo é um evento que revive a trajetória de Cristo ao Monte Calvário, sua crucificação e morte. O evento religioso, um dos mais importantes comemorados no País, reúne em Guaporé anualmente, aproximadamente 15 mil pessoas, que buscam junto à imagem do Cristo, o pagamento de penitências e a busca por um ano repleto de alegrias e realizações. Confira!
Clique aqui
15/04: Nova Galeria no Site: Acervo Tribuna da Serra – 1985
Grandes acontecimentos marcaram o ano de 1985 em Guaporé. Um deles se tornaria decisivo para o desenvolvimento histórico e cultural de nosso município: a criação do Jornal Tribuna da Serra, um veículo de comunicação que se tornou referência aos guaporenses e região por sua credibilidade e competência nas informações transmitidas à população. Esta galeria é a primeira de uma série que resgatarão o belíssimo acervo do Jornal Tribuna da Serra. Confira!
Clique aqui
08/04: Nova Galeria: Ferreiro - uma profissão que vai sendo esquecida.
Em Guaporé, uma ferraria resiste ao tempo nas mãos habilidosas da Família Marina. Surgida há mais de 62 anos, através do Sr. João José Marina, pai de Celso e Mário, que atualmente mantém o negócio em funcionamento, a Ferraria Marina vai resistindo ao tempo graças ao trabalho e dedicação dos irmãos Ferreiros. Confira!
Clique aqui
01/04: Nova Galeria no Site: Saudades dos bailes de outrora.
Os primeiros bailes aconteciam nas capelas ou em salões improvisados. Sem a presença de vitrolas ou bandas, animava-se com cantoria ou tocava-se gaita de boca. Mais tarde surgiram os clubes na cidade, de modo que passaram a acontecer os bailes tradicionais. E a dança era de tal forma importante, que ser mal dançarino, a despeito de outros adjetivos, estragava o início de uma paquera. Confira!
Clique aqui
26/03: Nova Galeria no Site: As Bandas Marciais na História de Guaporé.
As bandas sempre tiveram destaque especial nos eventos cívicos em Guaporé, principalmente pela forma com que atuavam, sempre garbosas, tanto nos trajes quanto nos ritmos e evoluções. A disciplina passada pelos professores aos integrantes contribuiu na formação pessoal de centenas de jovens guaporenses. Uma história de arte e civismo jamais esquecida, mas que foi perdendo força com o passar dos anos, alternando períodos de presenças e ausências nos eventos cívicos. Confira a primeira parte!
Clique aqui
18/03: Nova Galeria no Site: Moinhos - Lições de Arquitetura e Trabalho.
Os moinhos na Serra Gaúcha são admiráveis registros da imigração italiana no começo do século passado. Engenhosas construções de madeira, cheias de poesia, sofisticação técnica, lições de arquitetura: testemunhos do trabalho humano. Guaporé deve muito de seu desenvolvimento aos inúmeros moinhos instalados em seu território, desde os tempos em que foi uma das maiores colônias do Rio Grande do Sul. Confira!
Clique aqui
11/03: Nova Galeria no Site: O Footing na Praça Vespasiano Corrêa.
Pode-se dizer que Guaporé viveu momentos de sonho com a vida social que mantinha. As paqueras entre moças e rapazes tinham um palco inesquecível e único: a calçada da praça, do lado do quiosque, em frente aos cafés. O sabor da juventude, vivida com intensidade, alegria e prazer, ainda pode ser sentido e absorvido por aqueles que fazem valer a pena momentos tão especiais em suas vidas. Confira!
Clique aqui
04/03: Nova Galeria no Site: Um Guaporé de tantos Carnavais.
Esta galeria traz imagens do Carnaval em Guaporé, em diferentes épocas. Esta festa popular marcou época em nossa cidade, que já foi palco de animadíssimos desfiles populares de rua e grandiosos bailes de salão. Confira!
Clique aqui
25/02: Nova Galeria no Site: Interior – Belezas Naturais e Arquitetônicas.
As propriedades rurais em nosso interior nos revelam belezas indescritíveis, tanto naturais como arquitetônicas. Em 2011 visitamos uma dessas propriedades e fizemos belos registros do pouco que ainda resta em nosso interior dessas magníficas obras de nossos antepassados. Em cada foto, em cada detalhe, percebe-se o quanto de trabalho e dedicação foi preciso para vencer as adversidades de um tempo difícil e repleto de desafios.
Clique aqui
18/02: Galeria Atualizada: Grande Nevasca de 65
32 novas fotos que mostram a grande nevasca que aconteceu em Guaporé em 20 de agosto de 1965.
Clique aqui
11/02: Galeria Atualizada: Indústria e Comércio
35 novas fotos com textos que contam a história de importantes empresas, como: Mabi Madeireira, Bergamini & Cia., Dotti & Cia., Maltaria Guaporense, Sociedade Estrela Guaporense e outras. Confira!
Clique aqui
04/02: Galeria Atualizada: Ruas e Avenidas de Guaporé
Mais 22 fotos foram adicionadas nesta galeria que mostra as antigas ruas de Guaporé, sendo que muitas delas ainda estavam em fase de abertura e nivelamento. Confira!
Clique aqui
28/01: Nova galeria no site: Um Guaporé que poucos conhecem.
Esta galeria traz alguns registros dos grandes investimentos que foram feitos ao longo dos anos em Guaporé na questão do saneamento básico. Investimentos que foram determinantes para a saúde da população ao longo da história e que contribuíram decisivamente para tornar a cidade limpa e organizada nos dias de hoje. Confira!
Clique aqui
20/01: Nova Galeria no Site: Casa Maia - Museu e Arquivo Histórico Municipal.
Desde 1979, a “Casa Maia”, antiga residência da família do Cel. Agilberto Atílio Maia, um dos mais importantes personagens de nossa história, exerce a função de “Museu e Arquivo Histórico Municipal”, sendo palco de importantes manifestações culturais da sociedade guaporense ao longo do tempo. Confira!
Clique aqui
30/12: Nova Galeria no Site: Capela Maternidade 40 é restaurada.
A capelinha em madeira, orgulho da comunidade e patrimônio cultural de Guaporé, precisava de reparos, já que a ação dos anos estava comprometendo sua estrutura. Um abnegado grupo uniu-se nesta missão. Confira!
Clique aqui
18/12: Nova Galeria no Site: Natal Dourado 2013
Desde o dia 25 de novembro quando teve início a Programação do Natal Dourado e as comemorações dos 110 anos de Emancipação Política do Município de Guaporé, a magia natalina toma conta das ruas do município. Tanto a decoração em torno da praça, como do comércio e das casas remetem ao espirito que somente a data oferece. Confira!
Clique aqui

  Exibindo últimas 30 notícias.
Andr? disse: Show esta foto! S? saiu craque deste time!...
Na foto Equipe Infantil do Bairro São José.
FRANCISCO disse: É sempre um prazer ver essas fotos. Sinto ...
Na galeria Comemorações, festas, desfiles e outros eventos.
LEOPOLDO disse: Antonio de Bona Estou procurando dados bi...
Na foto Família De Bona
ANA disse: UM DOS DONOS DO FRIGORIFICO soccol segan...
Na galeria Pontes: Delas dependeu nosso desenvolvimento.
ANA disse: UM DOS DONOS DO FRIGORIFICO soccol segan...
Na galeria Pontes: Delas dependeu nosso desenvolvimento.
ANA disse: UM DOS DONOS DO FRIGORIFICO soccol segan...
Na galeria Pontes: Delas dependeu nosso desenvolvimento.
ANA disse: UM DOS DONOS DO FRIGORIFICO soccol segan...
Na galeria Pontes: Delas dependeu nosso desenvolvimento.
ANA disse: UM DOS DONOS DO FRIGORIFICO soccol segan...
Na galeria Pontes: Delas dependeu nosso desenvolvimento.
Rosangela disse: Boa tarde!! Gostaria de receber um vídeo c...
Na galeria Convívio Damasco – 40 Anos.
Rosangela disse: Boa tarde!! Gostaria de receber um vídeo c...
Na galeria Convívio Damasco – 40 Anos.
Patricia disse: Sou Filha de Zeonir Carpenedo e neta de Al...
Na foto Família Carpenedo
Patricia disse: Sou Filha de Zeonir Carpenedo e neta de Al...
Na foto Família Carpenedo
Perin disse: A ocupação do espaço do Norte do RS se deu...
Na galeria A transformação da Linha Onze em Serafina Corrêa.
Perin disse: Parabéns pela matéria.....
Na galeria João Pasquali - O Pioneiro das Joias.
Alex disse: Gostaria de contato com a pessoa dona da f...
Na foto Moinho
Alex disse: Gostaria de contato com a pessoa dona da f...
Na foto Severino Minúscoli
Alex disse: Gostaria de contato com a pessoa dona da f...
Na foto Moinho
Maribel disse: Gostaria de saber quem conseguiu esta foto...
Na foto Maribel Minuscoli
Alex disse: Gostaria de contato com a pessoa dona da f...
Na foto Moinho
Ilsomar disse: Estou a caminho da It?lia para fazer minha...
Na foto A casa em Foza, Itália
Dercio disse: Antiga Boate Skylab, local de momentos ine...
Na foto Boate Skylab.
Alex disse: Olá! Luiz Carlos Minuscoli gostaria de est...
Na galeria Casa Maia - Museu e Arquivo Histórico Municipal.
Francisco disse: Não só das valsas mas também do vanerão......
Na galeria Bailes que dão Saudade.
Perin disse: Guaporé! Longa história..Grandes vínculos ...
Na galeria Guaporé - 113 anos de história.
Josiandro disse: Quem mandou os desenhos? N?o me lembro de ...
Na foto Empresa Leal.
Josiandro disse: Este ? o que foi incendiado na Rodovi?ria ...
Na foto Empresa Leal.
Jussara disse: Corrigindo: Giolle Ghiggi eh meu bisavo. M...
Na foto Família Ghiggi
Jussara disse: Giolle Ghiggi ? meu tatarav?, minha v? Lui...
Na foto Família Ghiggi
Gabriel disse: Sou parente dessa familia meu trisavo era ...
Na galeria Moinho Ortolan - Mais de 130 anos de história.
Gabriel disse: Sou parente dessa familia meu trisavo era ...
Na galeria Moinho Ortolan - Mais de 130 anos de história.

  Exibindo últimas 30 comentários.


Visitas:







 
ACESSO RÁPIDO:
Galerias de fotos   Vídeos
Procurar fotos, datas e galerias
Quero colaborar com o site
Guia de Serviços, compras e turismo
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
PARCEIROS:
RGA Studio (Áudio Profissional e WebSites)
Conheça nossos parceiros
Conheça nossos colaboradores

Caminhos de Guaporé nas redes sociais:
YoutubeTwitterGoogleFacebookOrkut
SOBRE O SITE:
Sobre nós
Colaboradores
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
Email: caminhosdeguapore@gmail.com
Direitos Reservados 2013 - Desenvolvimento: RGA Studio