Caminhos de Guaporé YoutubeTwitterFacebookOrkut
Cronologia Histórica de Guaporé: Acessar
Pesquisar:     Pesquisa Avançada
     





Em destaque o futebol de campo e futebol de salão.

Visualizações: 6945
Criada: 11/02/2017
Atualizada: 12/02/2017
Imagens históricas de grandes clubes e atletas de nosso município.
28




Compartilhar no FaceBook

O Futebol em Guaporé

Galeria criada em 10/08/2011
Segunda atualização em 11/02/2017

"Em Guaporé, o futebol sempre mobilizou grande número de pessoas. Esporte barato, que só necessitava uma bola de couro e duas metas de madeira, ou metal. Falando sempre do futebol de campo, porque o futsal e o futebol sete surgiram bem mais tarde, como uma ramificação do pioneiro futebol de 11 jogadores.
No ano de 1916 formava-se a primeira equipe de Guaporé, chamada "Fortes Livres", do então distrito de General Osório (Muçum).
Em 1920 eram criados o Football Club Rio Grandense e o Tabajara Football Club, ambos da cidade sede, Guaporé. Rivais, inimigos dentro de campo, disputavam, na época (1920-1930), a soberania do futebol regional, quando Guaporé abrangia distritos desde Vila Maria até Muçum. Mas com a quebra do Moinho Rio Grandense, e do Banco Pelotense, no início dos anos 30, se desfizeram as duas equipes.
Com o tempo, cada distrito passou a constituir uma equipe e a participar dos torneios de futebol em Guaporé, que quase sempre ocorriam no campo do Tabajara (Estádio Ernesto Dornelles).
Havia por exemplo: O Colombense (Linha Colombo), o Sport Club Leão da Serra (Casca), o Amazonas Football Club (Casca), o Botafogo (1934-sede e Linha Segunda), o Fortes Livres (Muçum) e outros, de Serafina Corrêa, Oeste, Esperança, etc.
Jogava-se com bola de couro, costurada a mão, e com cor de couro natural. Algumas vinham da Inglaterra, assim como todo o fardamento dos primeiros clubes de futebol do Brasil.
Assim surgiam outras equipes, como o Aliança Football Club, em 1932 e o Grêmio Esportivo Guaporense, e em 1934, o Botafogo Football Club. Mas o mais notável passou a acontecer a partir da década de 40, com a criação do Grêmio Esportivo Juventude."


* Trecho do livro "A Transformação de Guaporé - Evolução Urbana e Memórias" - Giovani Girelli – 2003
Grêmio Esportivo Juventude Time do União Craques do Passado Atletas Guaporenses Time do Curtume Grêmio Esportivo JuventudeTime do Banrisul Equipe do Independente Craques do Passado Craques do Passado Jogo na Baixada O Leão da MontanhaCraques do Passado Craques do Passado Craques do Passado Craques do Passado Grêmio Esportivo Juventude Grêmio Esportivo JuventudeCraques do Passado Grêmio Esportivo Juventude Craques do Passado Futebol no Conceição Equipes Guaporenses Grêmio Esportivo JuventudeCraques do Passado Craques do Passado Craques do Passado Santa Cruz Futebol Clube Juventude no Beira-Rio O IndependenteO Juventude em 1969 O Campeão de 1962 no Futsal de Guaporé O esquadrão Tabajara O Juventude em 1973 Juventude de Guaporé Os Veteranos do JuventudeRegistros Ilustres Juventude em 1961 O Grêmio em Guaporé Mário Maroco, um dos gigantes de Guaporé Sapos, um dos grandes do futebol de salão Real, a equipe mais técnica da históriaO esquadrão do Botafogo O Zona Norte de Guaporé em 1956 Fortes Livres de Muçum E.C. União O glorioso Independente O Juventude em 1960O time da Ford de Guaporé Esportistas Guaporenses Campeonato Dente de Leite Erone Rinaldi, Atleta Padrão 1975 Equipe do São José Equipes de Guaporé.Equipe de Futsal do Escritório Líder. A equipe infantil Colla - Colégio Scalabrini. Equipe Guaporense. A equipe da AGE de 1993. A equipe da Ford. Campeão do Futsal Guaporense em 1968.O Tabajara Futebol Clube. Equipe Guaporense. Time de Guaporenses Colorados. Dente de Leite. O Glorioso Santa Cruz. Uma Equipe Estudantil.Registro de uma partida de futebol. O Apolo 8. Equipe da década de 1920. Time do Conceição. Fluminense da Linha Sexta. Abertura de Campeonato.Dente de Leite do Conceição. Gaúcho de Serafina Corrêa. Equipe Infantil do Bairro São José. Futebol em Guaporé. Atleta Guaporense. A Equipe do Curtume.A Equipe do Universitário. A Equipe do União. Gaúcho de Serafina Corrêa. Atletas do Botafogo de Mato Queimado. 
Fotos nesta galeria: 82
LINKS RELACIONADOS:
TAGS: história, futebol, campo, salão, futsal, Juventude, Independente,
COMENTÁRIOS DESTA GALERIA: Deixe um comentário você também
11/8/2011 às 06:58;48 - Francisco J R Lunardi:
Meu pai, Aldo Lunardi, jogou no Tabajaras e no Juventude quando moço. Muito legal ver as fotos dos times de Guaporé. Vou tentar achar as fotos dos times que meu pai jogou. Sei que tenho, só não sei aonde...rsrsrs abraços

17/8/2014 às 17:25;32 - marta lucia berto :
Gostaria de receber foto e noticia da cidade Guaporé no Facebook tambem pode ser.

18/8/2014 às 15:31;21 - Carlos Vilibaldo Hessler:
Parabéns a todos, por resgatar mais uma parte da história esportiva de nosso município. Lembro dos saudosos campeonatos de futsal, realizados no Colégio Imaculada Conceição e no Clube União, com disputas acirradíssimas entre as equipes do Sapos e do Real.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Nome:
 
Email:  

Avisar-me por email quando novos comentários forem postados
Comentário:
 


 


Visitas:







 
ACESSO RÁPIDO:
Galerias de fotos   Vídeos
Procurar fotos, datas e galerias
Quero colaborar com o site
Guia de Serviços, compras e turismo
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
PARCEIROS:
RGA Studio (Áudio Profissional e WebSites)
Conheça nossos parceiros
Conheça nossos colaboradores

Caminhos de Guaporé nas redes sociais:
YoutubeTwitterGoogleFacebookOrkut
SOBRE O SITE:
Sobre nós
Colaboradores
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
Email: caminhosdeguapore@gmail.com
Direitos Reservados 2013 - Desenvolvimento: RGA Studio