Caminhos de Guaporé YoutubeTwitterFacebookOrkut
Cronologia Histórica de Guaporé: Acessar
Pesquisar:     Pesquisa Avançada
     





A transformação da Linha Onze em Serafina Corrêa.

Visualizações: 288
Criada: 03/01/2017
Atualizada: 03/01/2017
Lançamento do livro: Serafina Corrêa - Memórias da Linha 11.
5




Compartilhar no FaceBook

A história da Linha Onze é igual à da maioria dos pequenos núcleos de colonização italiana surgidos após a chegada dos primeiros imigrantes no estado, em 1875.

É uma história de superação, feita por mãos calejadas e acalentada por sonhos de prosperidade.

Muitos destes povoados ficaram pelo caminho, estagnaram e pouco progrediram. Outros, contados nos dedos, tornaram-se extraclasses e se destacam internacionalmente graças à excelência daquilo que produzem.

A Linha Onze seguiu seu caminho com a mesma persistência dos seus fundadores: com muito trabalho e fé nos dias que viriam.

Foi assim quando da luta pela sua emancipação política, quando venceu a resistência daqueles que a queriam colônia submissa. Também foi assim quando dos primeiros passos da sua instalação como município autônomo. Um passo de cada vez, encurtando aos poucos os caminhos que a separavam de se tornar mais do que um povoado que sonhava sonhos ousados demais para o seu tamanho.

Tendo como base o legado deixado pelos imigrantes pioneiros, não renegou a cultura e nem as suas tradições, pelo contrário, fez delas bandeira que defendeu a língua da imigração e a transformou em patrimônio imaterial do país.

Quando os imigrantes pioneiros plantaram as primeiras sementes, mais do que o alimento que necessitavam para a sobrevivência, semearam esperanças de que um dia o que era mato a ser desbravado se transformasse num local onde seus descendentes pudessem viver com qualidade de vida.

E essa transformação se fez aos poucos, ordenadamente, passo por passo até abrir-se em obras de grande vulto, as quais se fazem necessárias para que o sonho daqueles bravos homens se torne realidade num tempo muito próximo.

Serafina Corrêa prepara-se para a chegada deste tempo com uma estrutura que faz inveja à maioria das coirmãs de imigração italiana.

O passo em direção ao futuro está dado.

Ademir Antonio Bacca - Organizador do Livro e Responsável pela Pesquisa.

* Confira abaixo, as fotos do lançamento oficial do livro "Serafina Corrêa - Memórias da Linha 11".
O Livro. Ademir Antonio Bacca - Organizador do Livro e Responsável pela Pesquisa. Fabiano Mazzotti - Coordenador Editorial. Os Idealizadores. Painel reproduzindo o livro. Clube Gaúcho - O local do evento.Cerimonial. A palavra do autor. Ildo Buffon, Presidente do Grupo Buffon. Ademir Antonio Presotto - Prefeito de Serafina Corrêa. Paulo Massolini. Roberto Mauro Arroque.Ademir Bacca e Léa Badin. Flávio Soccol. Luis Assoni, Nelson Assoni e Ademir Bacca. Sérgio Antônio Massolini e Paulo Massolini, com Martina e Paola Massolini. Nelcídio Roberto Alban e Maria Carmen Montanari Presotto. Salete Pinto Cadore e Valdir Bianchet.Valcyr Segundo Reginatto. Nelson e Sonia De Villa. Léa Badin. Maria Fernanda Frazão Conduru Bacca e Ires Catarina Franciosi. Ademir Presotto, Adriana Sabadin e Michel Alban. Fabiano Mazzotti, Ademir Presotto, Michel Alban e Ademir Bacca.Ademir Antonio Presotto e Valter Benvegnú. Augustino Tecchio e Maria Odila Faé. Maria Isabel e Rosalia Olivier. Inelves Maria e Radislau Peccin. Viviane Vidmar, Francine Rostirolla e Sara Valar. Cândida Maria Cervieri e Adriana Sabadin.Luis Carlos Alban e Simone Bordignon. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento.Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento.Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento.Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento.Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento. Detalhes do Evento.
Fotos nesta galeria: 60
LINKS RELACIONADOS:
TAGS: Serafina, Corrêa, reportagens, cultura, história,
COMENTÁRIOS DESTA GALERIA: Deixe um comentário você também
14/1/2017 às 09:33;12 - Perin:
A ocupação do espaço do Norte do RS se deu com a organização do Estado do RS..Foi um projeto estatal com objetivo de assentar colonos Italianos na Serra Gaúcha..A região de Serra foi paulatinamente ocupada com lotes distribuídos subsidiados pelo Governo..Os colonos, sem terra italianos, aqui tiveram sua oportunidade de exercerem seu ofício: trabalhar a terra, processar seus alimentos, fazer suas ferramentas, seus móveis..Tiveram oportunidades e souberam aproveitar. O Brasil deu oportunidades..Oportunidades negadas pela Itália...

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Nome:
 
Email:  

Avisar-me por email quando novos comentários forem postados
Comentário:
 


 


Visitas:







 
ACESSO RÁPIDO:
Galerias de fotos   Vídeos
Procurar fotos, datas e galerias
Quero colaborar com o site
Guia de Serviços, compras e turismo
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
PARCEIROS:
RGA Studio (Áudio Profissional e WebSites)
Conheça nossos parceiros
Conheça nossos colaboradores

Caminhos de Guaporé nas redes sociais:
YoutubeTwitterGoogleFacebookOrkut
SOBRE O SITE:
Sobre nós
Colaboradores
Mapa do site, Sitemap
Entrar em contato
Email: caminhosdeguapore@gmail.com
Direitos Reservados 2013 - Desenvolvimento: RGA Studio